Split image with adjudicator and crew holding certificate and diver descending in water to get to the lowest point

No fundo do oceano em Sisal, no México, local onde caiu o meteorito que matou os dinossauros, a mergulhadora Regina Valverde segurava o celular. Submersa, ela não queria ver a famosa cratera, mas participar do início de uma nova era tecnológica.

Nubank diver descending in the ocean

O mergulho, organizado pelo Nubank (México) no dia 13 de setembro de 2023, tentava estabelecer um recorde mundial inédito: a mais profunda transação bancária feita embaixo d’água..

O banco foi bem-sucedido no desafio. A 20,1 metros de profundidade, conseguiu transferir de 500 pesos mexicanos, cerca de R$ 136, entre contas da instituição.

Nubank bank transaction on cellphone

Por causa das dificuldades técnicas do local, cerca de 50 km da costa, o novo recordista precisou de testes. No primeiro, por exemplo, a equipe submergiu um celular em uma máquina de lavar por 12 horas para validar a ideia.

Com o sucesso do ensaio, o segundo passo foi aumentar a profundidade, agora para uma piscina de 5 metros. Assim a preparação avançou até chegar na etapa do mar.

Com fortes correntes marítimas e pressão alta das profundezas, os problemas começaram a aparecer. Um cabo de conexão, que levaria internet via satélite ao celular, quebrou.

Nubank diver at the bottom of the ocean floor

A solução foi reforçar o material para resistir às intempéries do oceano, além de submergir o aparelho em uma membrana de gel.

Durante toda a preparação, dos testes em terra firme aos em alto mar, participaram 54 pessoas. Só na parte marinha, os colaboradores trabalharam por 12 horas para garantir que o recorde fosse conquistado.

Depois dos cinco testes, o grupo estava pronto para a tentativa oficial na cratera em Sisal. Havia quatro testemunhas submersas, os produtores de conteúdo Arianny Tenorio, Mau López, Pato Ramírez e Cristian Kim, para garantir que a transação fosse feita pela mergulhadora Regina Valverde.

Adjudicator presents certificate to Nubank divers

"Fazer uma transação financeira a 20 metros de profundidade no mar, exatamente onde o meteorito caiu, foi a metáfora perfeita para o lançamento da campanha 'Bem-vindo à era Nu'”, disse Emmanuel Romero, gerente de marketing do Nu México.

Segundo Romero, o recorde comunica ao público que os produtos financeiros oferecidos pelo Nu marcam o início de uma nova era no país. “Período em que as pessoas podem ter controle sobre seu dinheiro de onde quer que estejam", completou.

David Zacarías, líder criativo da companhia, acredita que o título mostra que a tecnologia permite que as pessoas possam controlar suas finanças mesmo nas condições mais adversas.

“Ter uma conquista inédita do Guinness World Records era algo que nem sonhávamos."- David Zacarias, líder criativo da companhia, Nubank Mexico.

Quer saber mais? Siga nossas redes sociais para se manter atualizado sobre o Guinness World Records! Você pode nos encontrar no Facebook, Twitter, Instagram, TikTok, LinkedIn, and Snapchat Discover.

Não se esqueça, também estamos no YouTube!

Ainda interessado? Siga este link para comprar nosso último livro, repleto de histórias sobre nossos incríveis recordistas.